PARQUE DOS POETAS

Com entrada junto à Rotunda de Cacilhas, a Norte, próximo do acesso à A5 (Auto-Estrada 5), ou no cruzamento entre a Rua Lino de Assunção e a Rua Costa Pinto, a Sul, perto da Avenida Marginal (EN6) e entre as estações da CP de Paço de Arcos e de Santo Amaro, o Parque dos Poetas é um magnífico espaço verde, cuja primeira fase, de um total de três, foi inaugurada a 7 de Junho de 2003.

Actualmente, este parque urbano ocupa uma área de 22,5 hectares, formando um imenso corredor verde entre os núcleos urbanos de Oeiras e Paço de Arcos, exibindo obras de mais de 40 escultores numa homenagem a 60 poetas (50 portugueses e 10 de países ou territórios de expressão portuguesa) de diferentes épocas literárias, desde os Trovadores até ao Século XX, passando pela Renascença, Barroco e Romantismo. 

“O Parque dos Poetas surge do sonho de ver nascer em Oeiras um grande parque urbano e de associar no mesmo espaço a poesia e a arte escultórica, num tributo à cultura portuguesa. O Parque dos Poetas é, assim, o resultado da vontade de homenagear a poesia nacional e além-fronteiras, património literário de reconhecimento internacional”, explica a Câmara Municipal de Oeiras na sua página na Internet.

Com uma vista panorâmica deslumbrante sobre o rio Tejo e o Oceano Atlântico, para apreciar na sua zona mais alta, o Parque dos Poetas reúne no mesmo recinto várias actividades, nomeadamente culturais, desportivas e ambientais, sendo um espaço de lazer de excelência. O Templo da Poesia, o Labirinto (Miradouro), a Gruta de Camões, a Ilha dos Amores e as Fontes Cibernéticas são alguns dos ‘ex-libris’ do parque.

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Instituído com base na resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Mãe Terra começou a ser assinalado a 22 de Abril de 2009. Desde então, a data é celebrada como forma de alertar a Humanidade para a necessidade de defender e preservar os recursos naturais do Planeta Azul, tantas vezes ameaçados pela má conduta humana. Celebrado em mais de 190 países, o Dia Internacional da Mãe Terra tem sido aproveitado pelos ambientalistas de todo o Mundo para chamar a atenção da opinião pública para a defesa do Ambiente e para a sustentabilidade da Terra. Este ano, o tema escolhido é ‘Planeta versus Plásticos’, com a Earthday.org a exigir uma redução de 60% na produção de plásticos até 2040. O Dia da Terra, como era antes designado, teve a sua primeira comemoração nos Estados Unidos da América em 1970, promovida pelo senador Gaylord Anton Nelson (1916-2005), um político e ambientalista membro do Partido Democrata natural do Wisconsin que deu início a uma nova forma de activismo ambiental que conquistou uma vasta legião de seguidores preocupados com o futuro do planeta. Em 2009, na sequência de uma proposta apresentada pela Bolívia na sede da ONU, em Nova Iorque, o Dia da Terra foi renomeado para Dia Internacional da Mãe Terra, para cortar com o paradigma de que o Planeta Azul pertencia à Humanidade, quando, na verdade, são os humanos que pertencem à Mãe Terra, dependendo a sua sobrevivência da saúde ambiental do planeta. Entre as principais preocupações que têm norteado a luta em defesa da sustentabilidade da Terra, contam-se: as alterações climáticas, a contaminação do ar, água e solos, o esgotamento dos recursos não renováveis, a extinção de milhares de espécies de animais e plantas, os efeitos negativos das actividades humanas, os danos causados pela utilização de produtos químicos perigosos e a luta contra os plásticos.
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Uma peça em ouro ou prata, ou até platina, um relógio, um par de brincos, um colar de pérolas, uma pulseira, um anel de curso, de comprometido, ou uma aliança de casamento mais elaborada são algumas das possibilidades de aquisição possíveis quando entramos numa ourivesaria decididos a comprar um presente, uma prenda, para nós mesmos ou para aqueles que nos são mais queridos. Os metais preciosos foram sempre motivo de cobiça por parte da Humanidade ao longo de toda a sua História, em diferentes épocas, continentes, latitudes e longitudes. Em todas as civilizações, religiões, sociedades, as peças de ourivesaria sempre ocuparam um lugar de destaque em diferentes culturas. Desde os tempos da remota Pré-História até aos dias de hoje. De um simples adorno, concebido com esmero por artesãos cuidadosos, seguidores de uma arte ancestral, ao mais distinto símbolo de estatuto, expresso em tantos títulos honoríficos, passando, também, pelas medalhas de consagração atribuídas aos vencedores das mais variadas provas, os pódios do poder têm sido decorados com ouro, prata e bronze, e fazem a diferença. Entre um Coração de Viana em filigrana, tradicional, artesanal, representativo de uma arte de joalharia tão disseminada no Norte de Portugal, sobretudo na figura da noiva minhota e no folclore nacional, e uma sofisticada peça de ourivesaria, concebida por um estilista da moda, inspirador, existe um mundo de diferentes caminhos que desagua na mesma universalidade. O poder dos metais preciosos, das jóias produzidas por artistas joalheiros, que conceberam peças magníficas para reis, imperadores e altas figuras eclesiásticas, dão bem conta da sua importância no decurso da História da Humanidade, nos momentos marcantes que fizeram a diferença. E assumiram também, de uma forma bem mais modesta, significativa relevância nos actos mais solenes das nossas vidas.
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